Hoje em dia, infelizmente, vivemos em um mundo repleto de insegurança. Por isso, muitas vezes, preferimos proteger nossos pertences em locais seguros, que dificilmente possam ser acessados por outras pessoas.
Assim, seja em residências, em locais comerciais ou em escritórios, queremos assegurar a proteção de determinados itens importantes. Por isso, uma solução prática e eficiente contra furtos ou olhares curiosos é a utilização de cofres.
Cada vez mais seguros, os cofres, que podem ser Mecânicos ou eletrônicos vêm sendo procurados por aqueles que priorizam a segurança de documentos, dinheiro, joias ou objetos particulares.
Os cofres mecânicos têm como vantagens o fato de funcionarem sem a necessidade da verificação de acessórios extras, como pilhas. Contudo, o seu segredo não pode ser alterado sem uma intervenção técnica. Assim, ele precisa ter o seu acesso restrito a somente um ou a pouquíssimos usuários, pois caso haja um desentendimento, ou a pessoa passe a não conviver mais na residência ou no ambiente comercial, ela sairá daquele local sabendo o segredo de abertura do cofre, o que, claro, não é aconselhável.
Já os cofres eletrônicos digitais possuem como vantagem a facilidade de troca de senha. Ou seja, se a pessoa que tinha acesso ao segredo não mais faz parte da empresa ou não reside mais no mesmo local, o proprietário pode alterar a combinação. Ou ainda, se, no momento que o usuário abrir o cofre, houver uma pessoa no local que presencie a abertura, logo após pode-se mudar novamente o segredo. Algumas empresas costumam modificar a sequência de números todos os dias, evitando o repasse de informações, garantindo, assim, maior segurança. Contudo, como normalmente estes cofres funcionam com um sistema à pilha que fica no seu interior – corre-se o risco de que ela acabe, devendo assim utilizar pilhas de emergência para serem usadas do seu lado externo, recolocando-se, por dentro, pilhas extras.
Alguns modelos de cofres eletrônicos possuem chave de segurança, para, caso haja o esquecimento da senha, ou acabem as pilhas, eles possam ser abertos e, após, o segredo deve ser reprogramado.
Também tem cofres eletrônicos digitais com Fechadura de Retardo é um dispositivo que obriga a espera de um lapso de tempo (que pode ser programado) para abertura de um cofre ou porta forte. É utilizada em todos os bancos, lotéricas e empresas que lidam com altos valores. Serve como inibidor de roubos, pois o agente terá que ficar aguardando a contagem do tempo e consequentemente terá maior chance de ser apanhado.
A principal característica desta fechadura é seu sistema de retardo. Você pode pré-determinar o tempo de espera até que a porta do cofre seja liberada. Um truque contra assaltos onde o usuário até pode cooperar com o ladrão na abertura do cofre, mas vai forçá-lo a esperar até que o acesso seja liberado.
Mecânicos ou eletrônicos, eles existem em diversos modelos e tamanhos, que podem ser guardados no interior de armários, em algum canto no chão, ou acoplados à parede.
Na hora de escolher o seu cofre, você deve ficar atento às suas necessidades e como e o que pretende armazenar.Certifique-se de que o seu tamanho será suficiente para a quantidade de objetos a serem guardados. Enfim, fica a seu critério optar por um modelo cofre mecânico ou um cofre eletrônico digital, tendo ambos suas vantagens e desvantagens.
Confira a nossa linha de cofres e faça a sua escolha!